O QUE É AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL E QUAIS SEUS BENEFÍCIOS?

FANUC_R2000iB at work
user

O que é Automação Industrial?

Automação industrial é definida como a utilização de máquinas eletromecânicas, softwares e equipamentos específicos para automatizar processos industriais, assim economizando tempo e dinheiro.

Vejamos abaixo seus benefícios:

  • Diminuição do tempo de produção: Uma das grandes vantagens da automação, ter uma máquina automatizada, aumenta e muito o tempo de produção. Enquanto operários humanos estão sujeitos a variação de tempo, ou imprevistos, as máquinas têm alto grau de repetitividade e elimina o risco de falhas.
  • Menos erros humanos: Uma consequência por diminuir o trabalho manual na linha de produção, por melhor treinada que seja a equipe, erros humanos acontecem por inúmeras razões. Ao colocar as atividades a cargo de uma célula robótica, a probabilidade de não ser feito o que era esperado é infinitamente menor, do que quando solicitado a um trabalhador humano.
  • Menos custo com mão de obra:  Ao substituir os trabalhadores pelas maquinas, a diferença é notada também na folha de pagamento, e a mão-de-obra é um fator crítico no mercado brasileiro e automatizar esses processos pode ajudar a enxugar a folha e diminuir a necessidade de manter um grande número de operadores na empresa.
  • Mais segurança na fábrica: Ao mesmo tempo que ajuda na folha de pagamento, ter menos funcionários, significa ter menos riscos de acidentes, além disso desde que a empresa cumpra corretamente as normas de segurança (NR12 em especial) as máquinas automatizadas possuíram uma operação segura e assim, diminuem a quantidade de tarefas perigosas que tem de serem feitas.
  • Número maior em questão da produção: Esta é uma das vantagens da automação que ajudou a difundi-la no mundo industrial, com uma linha de produção mais rápida e mais precisa o resultado é um volume maior na produção.
  • Maleabilidade da linha de produção: A automação se consolidou na mesma época do taylorismo e do lean manufacturing, e realmente, são conceitos interligados. Uma linha automatizada permite uma produção grande e adaptável, com uma linha de montagem mais rápida e reprogramável, é possível realizar a produção na hora certa, ou seja, quando tiver encomenda.
  • Melhor qualidade de produtos e processos: Um outro ponto muito positivo em questão da automação é a epopeica aplicação nos processos de qualidade dos produtos, não somente a produção, mas as fases de testagem e verificação dos produtos também podem ser automatizadas, para um melhor controle de qualidade e atendimento para com às normas.
  • 24 horas por dia manufaturando: Como sabemos, a mão de obra humana, precisa ser trocada a cada turno de trabalho, maquinário industrial trabalha 24 horas por dia, 7 dias por semana, sempre com uma ótima performance e repetibilidade, mas isso desde que os processos de inspeção e manutenção estejam em dia.
  • Capacidade de medir e controlar processos: Ótima vantagem que a indústria da automação nos traz é a possibilidade de controlar e medir todos os processos da produção, todo o esquema automatizado, hoje em dia conta com diversos sensores e controladores, fazendo com que todas as informações sejam reunidas em uma interface de homem-máquina (IHM) bem amigável e permitem a gerencia da fábrica de forma mais simples e com as informações em tempo real.
  • Mais tribulação e repetibilidade: Como citada por diversas vezes antes, a tribulação e a repetibilidade são características importantes das plantas automatizadas, se comparada com um empregado que realiza a mesma tarefa, uma máquina é capaz de realizar uma atividade repetidas vezes no grau de precisão, ou no tempo gasto.

Deixe um comentário